Doutor, meu filho sente muita dor no ombro, foi feito raio X e visto que tem tendinite, fez várias seções dr fisioterapia, mas as dores continuam constantes. Já pedi uma tomografia ao ortopedista mas ele disse que é apenas para seguir o tratamento, estou com receio de ser algo mais grave o médico está sendo displicente. O me orienta?
Eu sei que você deve estar angustiada, pois uma situação como essa é muito desagradável ver o filho em tal condição. Mas há um consolo: dor crônica de ombro em jovem quase nunca é grave. É coisa chata, persistente, mas geralmente é tratável.
Porém, antes de tudo, você precisa saber que Raio X não mostra tendinite.
Para avaliar tendões de ombro, os exames adequados são: Ultrassonografia e Ressonância magnética Tomografia quase nunca é útil para estudar tendão. Portanto, o ortopedista não está errado ao não pedir tomografia. Ela realmente não ajudaria muito.
Quando uma dor no ombro não melhora com fisioterapia, existem as seguintes possibilidades diagnosticas:
-Tendinite persistente do manguito rotador
-Bursite associada
-Lesão parcial do tendão
-Síndrome do impacto
-Instabilidade do ombro
-Em adolescentes: sobrecarga esportiva
O QUE FAZER:
-Solicitar ultrassom de ombro, OU
-Solicitar ressonância magnética
##Esses exames avaliam:
1.Tendões
2.Bolsas sinoviais
3.Inflamação
4.Pequenas rupturas.
Médicos não gostam de ouvir pacientes ou acompanhantes indicando realização de exames. Mas você pode abordá-lo de modo delicado, dizendo algo como: -“Doutor, como a dor não melhorou, podemos investigar melhor com ultrassom ou ressonância?”
Isso é absolutamente razoável.
Escreva seu comentário
Outras Mensagens
20/02/2026
19/02/2026
60.166.004
Acessos
45.833
comentários
16.514
respostas
